20 janeiro, 2012

Namore uma garota que faz Farmácia

Namore uma garota que gasta seu dinheiro em xerox de apostilas, em vez de roupas. Ela também tem problemas com o espaço do armário, mas é só porque têm papéis, cadernos e livros demais. Namore uma garota que tem uma lista de nomes de ossos e músculos que tem que gravar aprender e que possui desenhos de laminas da aula de histologia espalhadas por todo canto. Encontre uma garota que faz Farmácia. Você sabe que ela faz esse curso porque ela sempre vai ter um exercício de química orgânica resolvido pela metade na bolsa, ou uma tabela periódica bem gasta que ela usa desde que iniciou o curso, mesmo já sabendo de cor a maior parte das informações que necessita, ou não. Ela é aquela que olha amorosamente para as bancadas do laboratório, a única que surta de alegria (ainda que em silêncio, como se aquele momento fosse um evento comum) quando não passa do ponto de viragem na titulação. Você está vendo uma garota estranha lendo bulas de medicamentos com um cuidado especial ? Essa é a futura farmacêutica. Nunca resiste a tentar desvendar quais substancias químicas foram usadas para criação do fármaco. Ela é a garota que estuda Química Orgânica II (ou a I ou a II, ou III ou a IV. É tudo complicado do mesmo jeito), enquanto espera qualquer coisa, em qualquer lugar. Não interessa se é a fila do banco, se é o noivado da prima ou o engarrafamento quilométrico; se a futura farmacêutica não está estudando, ela está se remoendo por dentro por estar perdendo a oportunidade de estudar e de garantir que ela não vai sofrer duas vezes com as matérias penosas do curso. Ah, outra forma de localizar uma garota que estuda Farmácia é verificar numa praça de alimentação, se a garota está bebendo alguma coisa. Está ? É café ? Se você espiar sua xícara, verá que o café está quase no fim, pois muito provavelmente ela deve ser daquelas pessoas viciadas em cafeína para manter-se acordada nas madrugadas estudando freneticamente matérias como farmacologia, farmacodinâmica, farmacotécnica, microbiologia, imunologia, química farmacêutica, farmácia clínica. Tudo isso distribuídos em cinco longos anos, no mínimo. Por isso a cafeína é muito importante na vida da futura farmacêutica. Ela nem irá notar sua presença caso esteja estudando; ela pode estar perdida em um mundo de nomes estranhos de fármacos, analisando seus mecanismos de ação no organismo e suas ligações no sítio de ação e naquele momento nada é mais importante que aquele caderno que ela está lendo. Sente-se numa mesa próxima. Observe como ela fala sozinha, revira os olhos e fica impaciente com o que ela escreve e apaga em seguida. Talvez ela já esteja te vendo, contudo não vai dar a mínima; a maior parte das garotas que estudam Farmácia não gostam de ser interrompidas no meio de um raciocínio a não ser que realmente valha a pena olhar para você, claro. Pode se aproximar agora, se ela já te notou. Puxe conversa, com uma frase do tipo "Cheguei na farmácia e vi que eles comercializavam sorvete. Achei um absurdo! Farmácia é estabelecimento de saúde!." Na mesma hora tenha certeza que ela vai parar de estudar, pois se tem uma coisa que a futura farmacêutica gosta de fazer é zelar pelo seu futuro local de trabalho, e ela vai te dar toda a atenção do mundo. Aproveite esse momento, converse com ela e compre outra xícara de café, ela deve estar precisando. Nos próximos encontros, além das trivialidades da vida, mostre que você é diferente. Diga o que realmente pensa sobre proibição da venda de antibióticos sem receita médica. Descubra se ela fez o caderno de botânica, o de parasitologia, o de histologia. Entenda que, se ela diz que compreendeu a utilidade de estudar Matemática no curso, é só para parecer inteligente. Convide - a para sair e de preferência pague para ela, estudantes de farmácia gastam muito muito muito dinheiro com xerox, e ela vai dar prioridade aos estudos e não as saídas com você. Pergunte se ela gostaria de trabalhar com Análises Clínicas ou numa indústria. Diga que acha a Farmácia Hospitalar algo de suma importância e que o farmacêutico deveria ter presença obrigatória nesses estabalecimentos; nesse momento da conversa os olhos dela irão brilhar, afinal ela está na frente de alguém que compreende seu universo. Você está prestes a dar o primeiro passo para entrar na vida dela. É fácil namorar uma garota que faz Farmácia. Ofereça jalecos bordados no aniversário dela, materiais de análise laboratorial no Natal e livros de Orgânica em comemorações de namoro. Mostre que você compreende a futura profissão dela e não tome medicamento sem prescrição. Deixe que ela saiba que você agora exige ser atendido por um farmacêutico nas drogarias. Entenda que ela vai querer saber como você descarta seus medicamentos e sempre vai te orientar (com toda calma e paciencia que uma estudante de farmácia tem) a fazer o descarte correto. E sim, ela vai falar sobre isso a qualquer momento, com qualquer pessoa, independente de ser você, o vizinho, o médico ou sua tia-avó que tem 95 anos e já está perdendo a lucidez. As garotas que fazem Farmácia sabem que as pessoas, acham que elas serão futuras balconistas de drogaria. Mostre para ela sua indignação sobre esse fato, diga que você sabe que ela é muito importante para o paciente e por fim diga que o salário do farmacêutico está muito abaixo do que eles realmente merecem - e ganhará seu amor eterno. Se você encontrar uma garota que faz Farmácia, é melhor mantê-la por perto. Quando encontrá-la acordada às duas da manhã, chorando e batendo a cabeça na mesa por não conseguir fazer os cálculos de Analítica II, prepare uma xícara de chá e abrace-a. Você pode perdê-la por um par de horas enquanto estuda, mas ela sempre vai voltar para você. E falará como se os compostos que contém carbono fossem reais inimigos – até porque, na maioria das provas eles serão. Você tem de se declarar a ela as escondidas no laboratório, quando ela estiver na aula de bromatologia, estudando a ação da bromelina na quebra das proteínas. Ou durante a prática de parasitologia dela, quando ela tiver acabado de ver um Trypanosoma cruzi ou um Schistosoma mansoni. Talvez no momento da decocção, na aula de farmacognosia. Ou, casualmente, na próxima vez que ela estiver doente, você pode escrever na receita do medicamento manipulado que ela irá tomar. Ou pessoalmente mesmo. Você vai sorrir perto dela tanto que acabará por se perguntar por que é que o seu coração ainda não explodiu e espalhou sangue por todo o peito e ela calmamente explicará que isso não é possível e te dará uma aula sobre a fisiologia do sistema cardiovascular. Vocês escreverão a história das suas vidas, e ela sempre irá sugerir que as crianças que virão tenham nomes de elementos químicos ou nomes genéricos. Ela vai apresentar os seus filhos a Amoxicilina e ao Ácido acetilsalicílico provavelmente no mesmo ano. Vão atravessar juntos os invernos de suas velhices, e ela cuidará do seu sistema imunológico com todo o cuidado para preservar sua saúde. Mas, lembre – se: ela é pessoa que melhor sabe qual dose é veneno e qual é medicamento. Não desperte a sua ira ou você correrá o risco de também aprender qual a diferença - só que da pior forma possível. Namore uma garota que faz Farmácia porque você merece. Merece uma garota que pode te dar a vida mais livre de doenças que você puder imaginar. Se você só puder oferecer-lhe monotonia, horas requentadas e propostas meia-boca, então estará melhor sozinho. Mas se quiser cada dia desbravar um novo mundo de conhecimentos, namore uma garota que faz Farmácia.
 Ou, melhor ainda, namore uma garota que faz farmácia na UFBA! 
Uma versão não muito boa (péssima) desse texto aqui, feito num momento de falsa ociosidade. Ele estava guardado há uns dois meses no computador e como hoje é o dia do farmacêutico, decidi que hoje era um bom dia para publicá-lo.

27 dezembro, 2011

Explicando refração de ondas


Se você amarra duas cordas de densidades diferentes uma na outra elas deixam de ser duas cordas e passam a ser um sistema. O movimento que uma fizer irá obrigar a outra a também movimentar-se para acompanhar a oscilação. Caso esteja difícil manter as duas cordas juntas, pode-se separar o sistema e deixar que elas separadas criem suas próprias ondas de freqüência e comprimento diferentes (lembre-se que elas são cordas de densidade diferentes por isso a vibração em cada corda é diferente quando separadas. Elas só vibram em harmonia quando estão juntas). A desvantagem de desfazer o sistema é que não dá para fazer o estudo da refração, que é o que nos interessa. Então, fingiremos que essas duas cordas querem estar juntas para que o estudo prossiga.
Quando as cordas estão juntas num sistema e é produzido um pulso as duas vibram, obviamente; contudo se esse pulso vem do lado mais frágil da corda, o pulso muda de sentido. Da seguinte maneira: a corda mais fraca manda o pulso para a corda mais forte, mas no meio do caminho a corda mais forte muda a direção do pulso recebido. Isso ocorre porque no sistema, entende-se que um pulso que sai de uma extremidade fina (ou frágil, ou fraca, como quiser chamá-la) para uma extremidade mais densa surte o mesmo efeito de um pulso numa corda com a extremidade fixa.
Repetindo toda a idéia: quando duas cordas distintas amarram-se uma na outra e ocorre um pulso entre elas, o movimento que ocorre é o mesmo que ocorreria se elas estivessem presas.

Explicando refração de ondas


Se você amarra duas cordas de densidades diferentes uma na outra elas deixam de ser duas cordas e passam a ser um sistema. O movimento que uma fizer irá obrigar a outra a também movimentar-se para acompanhar a oscilação. Caso esteja difícil manter as duas cordas juntas, pode-se separar o sistema e deixar que elas separadas criem suas próprias ondas de freqüência e comprimento diferentes (lembre-se que elas são cordas de densidade diferentes por isso a vibração em cada corda é diferente quando separadas. Elas só vibram em harmonia quando estão juntas). A desvantagem de desfazer o sistema é que não dá para fazer o estudo da refração, que é o que nos interessa. Então, fingiremos que essas duas cordas querem estar juntas para que o estudo prossiga.
Quando as cordas estão juntas num sistema e é produzido um pulso as duas vibram, obviamente; contudo se esse pulso vem do lado mais frágil da corda, o pulso muda de sentido. Da seguinte maneira: a corda mais fraca manda o pulso para a corda mais forte, mas no meio do caminho a corda mais forte muda a direção do pulso recebido. Isso ocorre porque no sistema, entende-se que um pulso que sai de uma extremidade fina (ou frágil, ou fraca, como quiser chamá-la) para uma extremidade mais densa surte o mesmo efeito de um pulso numa corda com a extremidade fixa.
Repetindo toda a idéia: quando duas cordas distintas amarram-se uma na outra e ocorre um pulso entre elas, o movimento que ocorre é o mesmo que ocorreria se elas estivessem presas.

07 novembro, 2011

Das obviedades


Laura pegou a pipoca, o suco e o chá gelado para ela e levou para a sala. Já que Beto resolveu chegar antes da hora do almoço e Ruiz ainda não havia chegado a casa dela  para estudar, os dois resolveram assistir algum filme qualquer. Aleatoriamente pegaram alguma comédia romântica, daquelas bem óbvias e açucaradas e no meio do filme, quando os personagens principais já tinha certeza que ficariam juntos, Laura se remexia inquietamente no sofá, despertando a curiosidade de Beto, que estava no outro sofá e lançou uma almofada na direção dela e perguntou:
- Tá sentindo o que Maria Preá ? Manifeste-se - e tomou o controle nas mãos e pausou o filme.
- Nada. Só estou me frustrando com a história desse filme
- Viu, eu disse que era melhor ver pela milésima vez "Jogos Mortais 5", a gente só faz rir naquele filme e aí a gente fica vendo esses filmes que não tem nada a ver com nossa vida e...
- Sabia que eu não era única. Sabia que isso também te incomodava
- Olha Maria Preá - e levantou as mãos para agarrar a almofada que veio em sua direção - não sei do que você está falando.
- Estou falando de como é irritante saber que num filme as pesoas em 90 minutos encontram um par e eu numa vida não consigo fazer isso. Tenho medo de ser tão seletiva e ficar sozinha para sempre. Eu não consigo ver uma pessoa que sirva para passar uma vida inteira comigo. Nem pessoas para passar 10 minutos comigo eu tenho achado. Quantos namoros foram desfeitos antes mesmo de eu conseguir levá-lo a sério ?  Vejo as pessoas namorando, casando, formando suas famílias e eu... esperando. Vamos nos formar daqui a alguns meses e quase todos que andavam com a gente já arranjaram seus pares. Não é estranho isso ? Por isso que eu acho que o problema está comigo.
Beto nesse momento levantou e pegou a almofada que havia atirado em Laura anteriormente, colocou no sofá e deu um soco nela, como se tentasse justificar o que falaria a seguir:
- Tenho essa mesma impressão, Laura. Parece que falta alguma coisa em todas as mulheres, e eu não sei o que é. Todos os relacionamentos que eu tive nos últimos anos foram terminados por mim. Minha família me cobra se eu não darei netos a meus pais. Eu também me pergunto isso, e parece que não, nenhuma das moças que eu namorei eu tive vontade de levar ao altar. Agora que Ruíz vai casar, só sobra eu. Até que eu achei legal ser solteiro durante muito tempo, mas agora... parece estranho saber que isso é o que está condicionado para mim e eu não terei escolha.
Quando terminou de ouvir isso, Laura esboçou um sorriso duvidoso e perguntou:
- Posso ficar feliz por não ser a única em estar nessa situação, Beto ? Juro que achei que você gostasse de não estar compromissado, sempre foi essa a impressão que você me deu.
Beto pensou por dois minutos, saiu do sofá, deitou no chão, fez menção que iria falar e não disse nada. Ao invés disso, encheu a boca de pipoca e pôs-se a mastigar
- Fala, Beto. Se começou, termine, pare de enrolar - e deu um chute de leve no dorso do amigo.
- Não sei se gosto. - respondeu ele - Talvez. Também achava que você gostasse dessa vida de solteira por opção.
Nesse momento, enquanto mantinha ainda uma posição séria, Laura sentou-se no chão onde Beto estava deitado e continuou:
- Gostei tanto que virei "solteira por falta de opção". Não ria, isso não é nada engraçado - falou Laura também rindo da própria sorte. - Acho que vou ligar para o Fernando e perguntar se ele não quer sai comigo. Uns anos a mais devem ter feito bem para a mente daquela criança com músculos. Soube que ele ainda está solteiro também, será que ele ainda lembra de mim, dois anos depois de tudo aquilo - e voltou a ficar séria lembrando da discussão que Fernando promoveu num momento de raiva e culminou no fim de seu relacionamento após três meses. O cúmulo do desequílibrio.
Beto parou de beber o suco na metade e perguntou apreensivo:
- Você está brincando, não é mesmo ? Claro que eu não vou permitir. Acesso negado para ele. Ele é um pateta daqueles graduados - e ficou sério, esperando que ela concordasse e continuou num tom de provocação - e se você voltar para Fernando, vejo -me no direito de voltar com Lícia, aquela gata e que até hoje não resiste ao meu charme, nós sabemos disso.

Laura beliscou fortemente o braço dele e não falou nada. Aquele foi o jeito mais explícito dela dizer que não concordava com a ação de Beto. 

- AAAI! Estamos quites agora ? Você sem Fernando, eu sem Lícia e nós dois sem problemas. Resolvido ?

- Ridículo. Se quiser voltar para Lícia, volta. Possessiva, ciumenta e controladora. Um amor. - falou ironicamente Laura - Aliás, comparando elas a outras namoradas suas, ela até parece uma boa moça. Mas, se tivesse que escolher alguma, seria Amanda.
- Ah, Amanda. Que está grávida do segundo filho, casada há 5 anos e que eu namorei quando estava saindo da adolescência. Ela é a minha ex que você prefere ? 
- Sim, ela era legal, era quieta, comportada, dedicada e bonita. Agora responda, qual meu ex namorado que se salva para você ?


-  Nenhum deles. Primeiro que eu não gosto de homem nenhum -  e quando falou isso ouviu um muxoxo de reprovação de Laura - e segundo que você tem dedo podre para escolher namorado.

- Do jeito que você fala parece que tive infinitos namorados, quando no fim, tive três namorados sérios. Fui tão seletiva e escolhi errado todas as vezes.

- Só porque você tem um faro especial para homem imaturo, caloteiro, cafajeste e ciumento não significa que fez escolhas erradas. Significa que atrai pessoas erradas.
- Idiota - resmungou Laura - Vamos terminar de assistir o filme que é melhor do que tentar conversar algum assunto sério com você.
Cada um voltou para o seu canto no sofá e recomeçaram com o filme. Depois de 30 minutos, acabou. Pouco tempo depois Ruiz avisou que não iria mais estudar,  como se eles já não tivessem percebido isso sozinhos. Resolveram os exercícios, dividiram o assunto do seminário e ainda revisaram para a prova de outra matéria. Riram de muitas bobagens e conversaram muitas amenidades. Prepararam macarrão instantâneo para "almojantar" e saíram juntos para tomar sorvete na rua. Quando Beto decidiu que era a hora dele voltar para casa que já ia dar 22h e eles ainda estavam na rua, deu um beijo na testa de Laura e falou:
- Maria Preá, vou indo que eu não quero amanhecer na sua casa não, viu - riu, fez uma pausa e continuou - E sobre aquilo que conversamos mais cedo,  para você não se achar tão péssima, preciso te confessar uma coisa:  eu não sou do tipo errado que você gosta - e fez uma careta - mas sei que casaria fácil com você. E eu não estou falando isso para te consolar, não. Eu realmente acho que com você daria certo aquele velho esquema namoro - noivado - casamento. Do jeito que você é estranha, seria até divertido morar na mesma casa que você.  Mereço camisa de força ?
- Tratamento psiquiátrico já para você, por favor - respondeu Laura, que para surpresa de Beto sorria, mas tentando esconder os olhos marejados de lágrimas - Obrigada pelo apoio moral. Você também é um tipo altamente namorável, eu acho. Você só deixa a toalha molhada em cima da cama que eu sei, mas isso é algo relevante. Se me pedir em casamento, eu aceito - e riu tanto que se desequilibrou e sentou na calçada.
- Então, tá certo. Na próxima vez que eu vier aqui já trago o anel - falou ele enquanto andava na direção oposta a casa de Laura. Por fim, acenou e foi pra o seu destino.
 E desde aquela noite, os filmes de romance ganharam um novo sentido para Laura. Claro que é possível que o amor esteja bem na nossa cara, esperando só uma oportunidade do destino (?) para se aproximar. Por longos anos, Beto também foi obrigado a gostar desse gênero, já que a história do melhor amigo que depois de namorar com várias descobre que a melhor amiga é a pessoa ideal... bem, ele não acha que isso seja tão clichê quanto parece. E tudo doi

26 outubro, 2011

que é pra ver se você fica

Você mal chegou e está indo embora Bem que você disse que era só de passagem. Mas, essa era a minha fala. Eu que passo, vocês ficam. Você fica. 
Eu sei que a situação parece desesperadora de vez em quando, que o talvez não preenche ninguém, que a comida não é tudo, que a conta está vencida, que o descaso é algo que incomoda a todos nós, que o mundo lá fora parece melhor do que essa redoma nova, que você já deve estar de saco cheio de esperar pelo que parece que nunca vai chegar, que você acha que não vai ser ninguém se continuar assim, eu sei de tudo isso. E se você ficar, nada do que eu mencionei vai se resolver, mas ao menos os problemas serão motivos de riso para nós, e seremos pessoas preocupadas, porém felizes. E se você arranjar um par por lá, vou ter certeza que você nao volta. E se você resolver um dia voltar, que seja num dia próximo.
Ah, se você ficasse... 

Você vai ler isso um dia e nem terá ideia que é para você. É que eu já estou prevendo sua ida.

Kath

24 outubro, 2011

das analogias (nem sempre bem sucedidas)

Os laços: são bonitos, precisam de certa habilidade para serem feitos com perfeição. Amarram de leve, afrouxam-se rápido, desfazem-se fácil.
Sem a segunda dobra das orelhinhas de coelho o laço é apenas um . Um nó sozinho é fragil, fraco, solto. Um nó sobre outro torna-se resistente, firme. Sufocante, que aperta, que não afrouxa, que não larga, que prende, que aflito grita querendo libertar-se.

Dá dois nós, uma laçada, faz uma forca e mata. Silenciosamente.

Vale a pena escrever que após todo esse meu discurso sobre nós e laços, disseram-me que talvez eu gostasse de alianças. Que isso seria o meio termo teoricamente aceitavel por mim. Pois bem. Só esqueci de perguntar se a aliança mencionada era concreta ou abstrata. Vai saber.








N.A: é impressão minha ou "liberdade" é um assunto que está sendo comentado em excesso por aqui ?Juro que nao é proposital.

post atualizado depois de publicado.